terça-feira, 18 de março de 2014

Jardim América

O Jardim América é um bairro nobre da zona oeste da cidade de São Paulo, Brasil. Forma parte da região da cidade conhecida como Jardins, de predomínio da classe-alta. O bairro faz parte do distrito do Jardim Paulista, administrado pela subprefeitura de Pinheiros.
É delimitado pela Rua Groenlândia, Avenida Nove de Julho, Avenida Brasil, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Rua Estados Unidos e Avenida Rebouças. Limita-se com os bairros: Jardim Paulista, Jardim Europa e Cerqueira César. 

HISTÓRIA


Projetado pelos ingleses Barry Parker e Raymond Unwin, o bairro foi o primeiro projeto imobiliário brasileiro baseado no modo cidade-jardim. O projeto foi encomendado pela City of São Paulo Improvements and Freehold Company Limited, também sediada na Inglaterra, que fez um loteamento voltado para o público de alto poder aquisitivo. Inicialmente, foi chamado Villa America, uma homenagem a America Milliet Sabino, senhora de Horacio Belfort Sabino,  consogro de Cesário Cecílio de Assis Coimbra e sócio da Cia. City em vários empreendimentos. Foi, também, grande proprietário de extensas áreas nessa região, inclusive as que formam, atualmente, o bairro de Cerqueira César, parte delas legadas por seu sogro Afonso Augusto Milliet e parte adquirida de terceiros. Essa experiência de urbanização tinha como preocupação oferecer uma alta qualidade de vida aos moradores, por meio de residências instaladas em grandes terrenos ajardinados, dispostos em ruas arborizadas de traçado curvilíneo.
Inicialmente, tratava-se de uma propriedade dos coronéis Joaquim e Martim Ferreira da Rosa, com uma área de 1.091.118 m². O projeto inicial do bairro previa uma grande praça central com quatro ruas em diagonais, jardins internos privativos (que integrariam os terrenos) e uma avenida principal de acesso aos mesmos. Tal idéia, contudo, enfrentou objeções na sociedade da época. Foram necessárias adaptações, fazendo com que alguns jardins passassem a ter um uso semi-público, com acessos através de vielas.
As obras se iniciaram em 1913, terminando quase duas décadas depois, em 1929. Os loteamentos eram regidos por diversas restrições de uso do solo, criadas pela Companhia City: limites para o gabarito, afastamentos laterais e recuos de fundo e de frente. O objetivo era garantir a qualidade ambiental, sanitária e visual dos imóveis que ali seriam erigidos. Esses procedimentos eram inovadores para a época. Além disso, O decreto municipal nº 3227, datado de 1929, estabelecia a proibição de construção de prédios não residenciais, o que conferiu-lhe um padrão diferenciado e garantiu sua alta valorização. 
Houve longas negociações entre a empresa loteadora e a prefeitura do município, pleiteando melhorias como iluminação pública e serviços de transporte coletivo. A City colaborou com a doação dos terrenos onde se instalaram o Club Athletico Paulistano e a Sociedade Harmonia de Tênis, com o objetivo de estimular a prática de esportes e a saúde dos moradores do bairro. Foi ainda cedido um terreno para a construção da Igreja Nossa Senhora do Brasil. O Club Athletico Paulistano tinha como sede o Estádio Jardim América, onde eram realizados os jogos do Campeonato Paulista de Futebol. O estádio foi demolido na década de 1950.

Em virtude de seu inestimável valor paisagístico em decorrência da sua localização, o bairro e a região dos Jardins foram tombados pelo CONDEPHAAT no ano de 1986. 










Jardim America antigamente (à esquerda) Jardim America hoje (à direita)

ATUALMENTE


O Jardim América é um dos mais valorizados da capital paulista, sendo o bairro mais caro da cidade para se residir em casa térrea e o segundo que mais consome água. Também é residência de diversos moradores da elite paulistana.  É classificado pelo CRECI como "Zona de Valor A", tal como outros bairros nobres da cidade, exemplo de: Higienópolis, Cidade Jardim e Ibirapuera.
Foi retratado em diversos livros de arquitetura e história nacional, tais como: "A cidade e os Jardins: Jardim América, de projeto urbano a monumento patrimonial (1915-1986)" da historiadora Zuleide Casagrande de Paula e “Jardim América: o Primeiro Bairro-jardim de São Paulo e sua Arquitetura" de Sílvia Ferreira Santos.
No bairro localizam-se o Clube Atlético Paulistano , e a Sociedade Harmonia de Tênis, clube de esportes tombado pelo CONDEPHAAT na década de 1980, por sua arquitetura inovadora. Abriga também a Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Praça Nossa Senhora do Brasil, muito procurada para casamentos da elite paulistana. Projetada em estilo colonial-barroco na década de 1940 pelo arquiteto Bruno Simões Magro, possui também um acabamento em azulejos de cerâmica, madeira de lei trabalhada e zimbórios de pastilhas de porcelana. 
Em seu território encontram-se os consulados chinês, espanhol, peruano, português, russo e uruguaio
Exemplo de casa do bairro de Jardim América

Igreja Nossa Senhora do Brasil

MORADORES E EX-MORADORES


  • Abílio Diniz (1936), empresário
  • Dilson Funaro (1933-1989), empresário, engenheiro e político
  • Mário Wallace Simonsen (1909-1965), empresário
  • Paulo Salim Maluf (1931), engenheiro, empresário e político

PARTICIPAÇÕES CULTURAIS

A região foi e é plano de fundo em diversas novelas brasileiras, sendo o lugar onde vivem todos os personagens de classe alta e média-alta das tramas, são elas: "A Próxima Atração" de Walter Negrão, "Sete Pecados" e "Caras & Bocas" de Walcyr Carrasco, "Anjo Mau" de Maria Adelaide Amaral, "Ciranda de Pedra (1981)" de Teixeira Filho, "Ciranda de Pedra (2008)" de Alcides Nogueira, "Rainha da Sucata" e "Passione" de Sílvio de Abreu, Ti Ti Ti ambas versões de 1985 e 2010 de Cassiano Gabus Mendes e Maria Adelaide Amaral respectivamente, entre outros

Jardins


Jardins é uma região não-oficial da zona oeste da cidade São Paulo. Compreende as ruas de quatro bairros nobres, todos pertencentes à Subprefeitura de Pinheiros: Jardim Paulista e Jardim América, Jardim Europa e Jardim Paulistano, além de certos trechos de Cerqueira César.Popularmente e em algumas reportagens a região é erroneamente considerada como pertencente à Zona Sul, porém é administrada pela Subprefeitura de Pinheiros, oficialmente integrada à Zona Oeste. 
A região foi criada exatamente para possuir bairros nobres, e assim hoje é conhecida. Os Jardins são um dos principais pontos turísticos da cidade, devido à presença de diversas lojas luxosas de grifes internacionais, museus, restaurantes, bares, flats e hotéis. O Jardim Europa e Jardim América são formados majoritariamente por residências horizontais de alto padrão, já o Jardim Paulista e Cerqueira César, bairros vizinhos, destacam-se por uma maior verticalização e desenvolvimento comercial, pois abriga Avenidas Paulista, Rebouças e as ruas Oscar Freire, Haddock Lobo, Bela Cintra e Augusta. No bairro de Cerqueira César está localizado o Colégio Dante Alighieri. 




Cerqueira César

Quem foi Cerqueira César?



Foi um ilustre advogado formado juntamente com Campos Salles (de quem foi cunhado) pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1860.

Casando-se, passou a residir na cidade de Rio Claro.

Foi promotor público do Estado, subscreveu o Manifesto Republicano de 1.870, e foi um dos fundadores do jornal "Província de São Paulo" (hoje, o "Estadão").

Como político, foi vereador em Rio Claro e, com a proclamação da República, foi eleito Senador Estadual (de 1.897 a 1.911). Vice-presidente do Estado, no biênio 1891/92, assumiu a presidência com o afastamento definitivo do (então) presidente Américo Brasiliense.

Foi fundador ou ajudou a criar a faculdade de Agronomia "Luís de Queiroz", a Escola Politécnica e o Hospital Psiquiátrico do Juqueri.

Foi, também, provedor da Santa Casa de Misericórdia e presidente do Liceu de Artes e Ofício. Seu nome está ligado ao nosso Bairro e a uma cidade do interior de São Paulo.


Faleceu no dia 26 de julho de 1.911 e seus restos mortais repousam no Cemitério da Consolação.

Bairro Cerqueira César


Cerqueira César é um bairro nobre do município de São Paulo, capital do estado de São Paulo. Tem como limites ao noroeste Avenida Rebouças e Rua da Consolação; ao nordeste: Rua Dona Antônia de Queirós, Rua Dr. Penaforte Mendes; ao sudeste a Rua Plínio Figueiredo, a Avenida Nove de Julho e a Alameda Casa Branca; e ao sudoeste a Rua Estados Unidos.
Sua área localizada ao sul da Avenida Paulista costuma frequentemente ser classificada como parte da região dos Jardins. Já a região localizada ao norte da mesma avenida recebe o nome de Baixo Augusta.  Está situado em uma das regiões mais altas da cidade, chamada de Espigão da Paulista.


Limita-se com os bairros: Higienópolis, Jardim Paulista, Vila Buarque, República, Jardim América, Bela Vista e Pacaembu.

Moradores do Bairro

Raúl Seixas: Cantor, compositor e pensador baiano, fazia muito sucesso com suas músicas "mascarando" críticas sobre a Ditadura Militar, que atingia sua foça máxima em meio a fase de sucesso na carreira de Raúl. 
Músicas como Carimbador Maluco e Sociedade Alternativa são grandes exemplos de protestos.
Nascido em Salvador, Bahia, em 1945, cresceu em São Paulo e no Rio de Janeiro, morou por algum tempo no bairro aqui retratado. 
Morre aos 44 anos no dia 21 de agosto de 1989, vítima de uma parada cardíaca.

Elis Regina: Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 - São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma cantora brasileira. Conhecida por sua presença de palco, sua voz e sua personalidade. Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.



Fotos antigas e atuais

Vista do Bairro em 1930, rodeado por onde futuramente seriam criados os bairros Perdizes e Pacaembu.


Avenida Paulista em 1970.


Vista panorâmica do bairro.


Rua Augusta, uma das ruas mais famosas de São Paulo, faz parte do bairro.


Mapa das ruas do bairro.

Cultura

Museu de Arte de São Paulo - MASP







Jardim Paulistano



Bairro Jardim Paulistano

O Jardim Paulistano é um bairro nobre da zona oeste da cidade de São Paulo, Brasil. Forma parte da região da cidade conhecida como Jardins, de predomínio da classe-alta. O bairro faz parte do distrito do Pinheiros.
É delimitado pela Avenida Cidade Jardim, Marginal Pinheiros, Avenida Eusébio Matoso, Avenida Rebouças, Rua Groenlândia, Alameda Gabriel Monteiro da Silva e Avenida Brigadeiro Faria Lima. Limita-se com os bairros: Jardim Europa, Pinheiros e Cidade Jardim, este último do outro lado do rio Pinheiros.
Por ser destinado a classes altas, o bairro abriga lojas de grifes internacionais tais como: Versace e Roberto Cavalli.

História

O bairro Jardim Paulistano foi criado após os anos 1920, a partir das chácaras das famílias Matarazzo e Melão. A gleba ficava entre o Jardins América e Europa, loteados e urbanizados primeiramente. Na década de 1970, teve início a construção de inúmeros edifícios comerciais na Avenida Brigadeiro Faria Lima, havendo um rompimento com horizontalidade inicial do bairro, a via tornou-se um dos centros financeiros da cidade.
Hoje é o bairro mais valorizado da cidade, pois 7 das 14 vias mais caras do município estão no mesmo, exemplo das ruas: Campo Verde, Carlos Millan, Ceilão, Ibiapinópolis, Jacarezinho e a Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Nelas há intenso grau de arborização e mansões milionárias. É classificado pelo CRECI como "Zona de Valor B", assim como outras áreas nobres da capital como Brooklin, Cerqueira César, Alto de Santana e Vila Olímpia.
Na região da Avenida Faria Lima, grande centro financeiro da cidade, localizam-se diversos escritórios comerciais e sedes de corporações, tais como: Portugal Telecom, Telefónica, Globosat, Grupo Newcomm, Deutsche Bank, Bank of America, ArcelorMittal Timóteo, Itaú BBA, Marfrig, UOL, além da A Hebraica, o maior clube judeu do mundo fora de Israel e do Shopping Iguatemi, um dos mais antigos e luxuosos do país.
Em seu território encontram-se também os consulados: alemão, bangladeshiano e holandês.

Problemas Sociais


Podemos notar que o problema de enchentes também abrange até as partes mais ricas da cidade de São Paulo.

Espaço Cultural
Espaço Cultural Encena

Como área de lazer nessa região, podemos citar o Espaço Cultural Encena é palco de apresentações artísticas, culturais e principalmente teatrais. Sua capacidade é para 70 espectadores e na maioria das apresentações não há cobrança de ingresso. 

segunda-feira, 17 de março de 2014

Jardim Europa

Bairro Jardim Europa

O Jardim Europa é um bairro nobre da zona oeste da cidade de São Paulo, Brasil. Forma parte da região da cidade conhecida como Jardins, de predomínio da classe-alta. O bairro faz parte do distrito do Pinheiros.
É delimitado pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, Alameda Gabriel Monteiro da Silva, Rua Groenlândia e Avenida Nove de Julho. A área ao sul do Esporte Clube Pinheiros, entre Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Cidade Jardim, Marginal Pinheiros e a Rua Tucumã, é vista pelo mercado imobiliário como "extensão" do bairro. Quando na verdade essa região faz parte do Jardim Paulistano. Limita-se com os bairros: Jardim América, Jardim Paulistano e Itaim Bibi.



História

A região onde se encontra o bairro era, originalmente, uma várzea do rio Pinheiros. A retificação deste rio e a reversão de suas águas para alimentar a Usina Hidrelétrica Henry Borden, na década de 1920, fez cessarem os alagamentos na região.

Graças ao sucesso de vendas do bairro vizinho Jardim América, o engenheiro-arquiteto carioca Hipólito Gustavo Pujol Jr. desenvolveu, em 1922, um projeto para a área que seguia as mesmas diretrizes de cidade-jardim: ruas curvilíneas com intensa arborização e integradas a praças e a jardins internos.

O projeto inicial cobria uma área de 900 mil metros quadrados, dividida em 49 quadras.1 Suas praças conservam, ainda hoje, diversas espécies arbóreas, como ipês, sibipirunas, flamboyants, jacarandás e palmeiras. Suas ruas foram batizadas com os nomes e países e cidades do continente europeu.2 Anteriormente esses terrenos pertenciam a Manoel Garcia da Silva.

Em 1987, foi transferido para o bairro o Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico, escultura patrocinada pela Sociedade Dante Alighieri que homenageou os aviadores italianos Francesco De Pinedo e Carlo Del Prete, mas foi retida e movida para o distrito do Socorro, Zona Sul, em 2010.




Aparência 

O bairro é um dos mais valorizados da cidade, seu metro quadrado vale cerca de R$ 6000.3 Nas ruas Tucumã, Fréderic Chopin, Seridó e Franz Schubert; o metro quadrado vale R$ 9000. Alguns edifícios destas vias são voltados para o Esporte Clube Pinheiros.4 É classificado pelo CRECI como "Zona de Valor A", mesmo grau de: Moema, Vila Nova Conceição e Higienópolis.5

Bairro-jardim formado majoritariamente por grandes residências de alto padrão, abriga diversos estabelecimentos culturais em suas principais avenidas. Na Avenida Faria Lima, conhecida por seus numerosos edifícios financeiros, encontra-se o Museu da Casa Brasileira, que expõe exemplares do mobiliário dos séculos XVII ao XXI, e promove exposições, palestras e cursos. Na mesma via situam-se o edifício Dacon e o Esporte Clube Pinheiros, o maior clube poliesportivo do Hemisfério Sul.6

A Avenida Europa possui três importantes museus de arte, como: a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, instituição que conserva e divulga o acervo artístico, histórico e científico de Ema Gordon Klabin; o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que porta um acervo de mais de 200 mil itens entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil e registros sonoros. Seus destaques são os depoimentos de Tarsila do Amaral, Tom Jobim, registros em áudio sobre a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, Memória do Rádio e Memória Paulo Emílio Salles Gomes. E o Museu Brasileiro da Escultura, que desenvolve extensa e diversificada programação cultural, com exposições, cursos, seminários e palestras, recitais de piano. Além de instituições de cultura a via também é conhecida pelo comércio de carros esportivos de luxo.7

Em seu território encontra-se o Consulado do México.8 9

A Paróquia São José do Jardim Europa fica na Rua Dinamarca (esquina com Rua Áustria).10




Moradores e ex-moradores

Assis Chateaubriand (1892 - 1968), jornalista, empresário, mecenas, político
Eduardo Suplicy (1941), economista, professor, político
João Doria Júnior (1957), empresário, escritor, jornalista
João Paulo Diniz (1963), empresário11
John Herbert (1927 - 2011), ator, diretor e produtor12
Kaká (1982), futebolista13
Marta Suplicy (1945), política, psicóloga, apresentadora de televisão
Pedro Paulo Diniz (1970), piloto13
Ronaldo Luís Nazário de Lima (1976), futebolista14


Burguesia decadente é tema de filme em festival de cinema


       Diretor do filme
Gérson Trajano 
Uma família burguesa falida, de estilo aristocrático, moradora de um bairro nobre de São Paulo, é o mote do primeiro longa-metragem de Mauro Baptista Vedia, uruguaio naturalizado brasileiro. Com o título de "Jardim Europa", o filme foi exibido no CineSesc, no 8º Festlatino - Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo.


Eleonora (Cinthia Zaccariotto) e seus três filhos, Luiz Felipe (Silvio Restiffe), Ana Luiza (Fernanda Catani) e Mariana (Helena Figueira), moram em um palacete no bairro Jardim Europa. Mesmo com a falta de dinheiro e com as relações familiares corroídas eles se negam a deixar o lugar. Nenhum deles trabalha e vivem do aluguel de um outro imóvel. 


As duas primeiras cenas retratam bem o tema da história. Reunidos na sala central da mansão, mãe e filhos discutem como pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e outras despesas da casa. Mariana diz que não sabe nem o que significa IPTU, e Ana Luiza pergunta ao irmão o que ele quer que ela faça. Já Eleonora, absorta, brinca com um vazo sobre a mesa. Na cena seguinte, ela e as duas filhas estão literalmente de papo pro ar, tomando sol no jardim, quando começam a rir da situação. O ócio é o ideal da aristocracia.


A relação fica mais conturbada com a volta do patriarca Alberto (Horácio Penteado), que deixou a família e saiu pelo mundo gastando o capital acumulado, em cassinos e jogos de cartas. Mas não haveria crise com o seu retorno se ele voltasse com dinheiro no bolso.


O filme ainda apresenta Juarez (Laerte Mello), professor aposentado, dono de um sebo no bairro de Pinheiros. Ele tem atração não revelada por Eleonora, vive fugindo de sua irmã Janice (Ester Laccava), uma mulher neurótica, e acaba de contratar Osmar Pompolini (Marcos Cesana), um sujeito engrado, morador em um bairro pobre da cidade. 


Segundo o diretor, Jardim Europa é uma projeção de personagens e de atores, com uma influência direta dos cineastas Mike Leight (Segredos e Mentiras) e John Cassavetes (Sombras). “É um mosaico coral de oito figuras da nossa sociedade”, diz Vedia. 


Jardim Europa foi filmado em quatro semanas depois de 10 meses de processo de criação com os atores. A filmagem foi realizada sem roteiro acabado e a produção foi em sistema de cooperativa. O projeto foi iniciado em 2004 e ganhou o edital de Finalização da Prefeitura de São Paulo, o que possibilitou a sua conclusão. O filme estreia no circuito comercial no primeiro semestre de 2014.

Fotos Antigas e Atuais


São Paulo - 459 anos

Descrição: Av. 9 de Julho, vista do torreão do Tunel 9 de Julho. Direção bairro/centro. Esta avenida abrange os bairros: Consolação, Bela Vista, Jardim Europa e Jardim Paulista. (Data: 1940 / Fotógrafo: AQUINO, Edison Pacheco)

 1928.11.11 jardim europa imóveis2

Depois que o Rio Pinheiros teve seu sinuoso curso retificado e invertido para alimentar a Represa Billings, as áreas próximas às suas margens ficaram livre de enchentes nos anos 1920 e puderam ser ocupadas. Loteado em uma área pantanosa de 900 mil metros quadrados, surgiu o Jardim Europa, com arborização formada por ipês, sibipirunas, flamboyants, jacarandás e palmeiras. Atualmente o bairro é um dos mais valorizados da cidade, com residências de alto padrão. O anúncio acima, dos tempos do lançamento imobiliário, mostra que a área já nasceu chique, vendida como ‘bairro de elite’. O anúncio saiu dia 11 de novembro de 1928.

europas

“Jardim Europa, o bairro cujo futuro já está aqui. Evite a desvalorização. Ao escolher um terreno para edificação da casa própria, vários fatores devem ser ponderados cuidadosamente. A escolha menos acertada poderá vir a ser a causa de uma desvalorização inesperada do prédio que lhe custou muito dinheiro”.

Durante os primeiros anos dos trólebus em São Paulo, os veículos eram importados, como este modelo Uerdigen produzido na Alemanha

Estudos anteriores davam conta que o “electrobus” ou bondes sem trilhos, poderiam ser ideais no transporte entre a região norte de São Paulo e Guarulhos, isso ainda em 1922. Anos depois, em 1939, a idéia era modernizar o sistema de bondes, acreditando-se que os trólebus poderia ser uma evolução dos tramways, por apresentar flexibilidade de operação, pois não necessitava de trilhos. Porém foi somente dez mais tarde que sua utilização comercial se tornaria uma realidade. O novo sistema atendia a uma elegante região da cidade de São Paulo, formada pelos bairros de Higienópolis, Jardim Europa, Pacaembu e Perdizes.

 
Mapa do jardim europa - 1922

Atuais


  


O Museu da Casa Brasileira.


Escultura de Domenico Calabrone em uma das praças do bairro.


















domingo, 16 de março de 2014

Jardim Paulista

Bairro Jardim Paulista

História

No século XVIII a região do bairro possuía alguns sítios, em que eram cultivados chá, tabaco e uva. No final do século seguinte, em 1890, as terras foram compradas pelo general Juvenal Couto Magalhães e revendidas posteriormente à José Coelho Pamplona.
Nas décadas iniciais do século XX, as famílias Pamplona e Paim lotearam parte da propriedade. Muitas das vias abertas foram batizadas com nomes de municípios paulistas, tais como as alamedas Campinas, Santos, Jaú, Itu, Franca, Tietê, dentre outras, de onde se originou o nome do bairro.
Ao contrário das sinuosas vias do Jardim Europa e Jardim América, repletas de bifurcações e rotatórias, o Jardim Paulista apresentava ruas retas e perpendiculares. Seus primeiros moradores eram de classe média alta, notadamente pequenos industriais e grandes comerciantes.
Após a segunda metade do século XX e devido à proximidade da Avenida Paulista, o bairro adquiriu características comerciais, verticalizando-se com a construção de pequenos prédios de escritórios e comércio.

Pontos Turísticos


Galeria de Imagens






Vídeo




Atualidades

Apresenta tanto perfil residencial como comercial, com alta densidade demográfica, obtida pelo grande número de edifícios presentes. Devido à localização privilegiada e atrações turísticas, a área reúne também muitos flats e hotéis de luxo, exemplos dos hotéis Grand Meliá Mofarrej e Unique. Em seu território localizam-se os consulados: chileno, neozelandês, peruano, romeno e venezuelano.
Na Avenida Paulista situam-se: o Citigroup Center São Paulo, o Banco Mercantil do Brasil, o Clube Homs e edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, onde situa-se o Teatro Popular do SESI. A Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Igreja está situada na Alameda Franca. 

                                                                    Problemas Sociais

Mesmo com cuidados especiais, a avenida que foi e é palco de tantas boas histórias também é local de episódios tristes. Exemplo disso, são as brigas entre gangues rivais e as agressões de caráter homofóbico que se tornaram rotineiras na avenida.